layoutLogotipo - CDC Worksite Health ScoreCard
layout
 CDC Worksite Health ScoreCardFormulário |  Imprimir Formulário

Versão Brasileira do CDC Worksite Health ScoreCard:
Ferramenta de Avaliação para Prevenção de Doenças Cardíacas, Acidentes Vasculares Cerebrais e Condições Relacionadas
 
Instruções

Instruções para preencher o CDC Worksite HealthScoreCard

• Responda ‘sim’ ou ‘não’ para cada pergunta do questionário. Todas as perguntas deverão ser respondidas de acordo com as práticas e os programas atualmente em vigor no seu local de trabalho (p.ex., serviços e atividades em andamento) ou que tenham ocorrido nos últimos 12 meses (p.ex., desafios de caminhadas realizadas durante 12 semanas todos os anos).

• Há 12 seções-tema, e você poderá completar cada seção em diferentes momentos, sem precisar seguir a ordem estabelecida no questionário. Pontuações relativas aos diferentes temas podem ser computadas para cada seção individualmente e compiladas para dar a pontuação total do HSC, após o preenchimento de todas as seções. O questionário completo leva aproximadamente 30 minutos para ser totalmente preenchido.

• Recomendamos que você forme pequenos grupos representativos das diferentes unidades organizacionais para que preencham juntos este questionário. Tal abordagem coletiva ajudará a ter respostas mais precisas, aumentará o envolvimento e a sensação de pertencimento dos participantes dos grupos e reduzirá o esforço individual de cada um dos seus membros. O preenchimento adequado do questionário requer um sólido conhecimento da organização e de seu(s) programa(s) de promoção da saúde. Portanto, recomendamos que os grupos sejam formados por pessoas que ocupem os seguintes cargos:

❍ Membros do comitê de promoção da saúde do local de trabalho

❍ Gestores de recursos humanos

❍ Gestores de benefícios/planos de saúde

❍ Equipe de educação em saúde

❍ Equipe de saúde ocupacional

❍ Responsáveis médicos

❍ Gestores de bem-estar e qualidade de vida

❍ Coordenadores de promoção da saúde

❍ Gestores de infraestrutura

• Leia rapidamente cada seção antes de tentar respondê-la. As respostas para a maior parte das perguntas são facilmente obtidas após a revisão das políticas de saúde organizacionais (p.ex., manual de políticas). Em alguns casos, as respostas podem não ser imediatamente óbvias para a pessoa designada a responder a seção. Se você não souber a resposta para uma pergunta, deixe-a em branco e envolva outras pessoas do seu local de trabalho para ajudá-lo a responder.

• Algumas perguntas pedem que você descreva seu plano de saúde. Se sua empresa oferecer mais de uma opção de seguro saúde, baseie suas respostas no plano de saúde com maior número de adesões.

• As perguntas contidas no questionário se referem à ‘promoção da saúde’ no seu local de trabalho, o que é também conhecido como ‘bem-estar no trabalho’ ou ‘programas de bem-estar’ e ‘qualidade de vida no trabalho’ ou ‘programas de qualidade de vida’.

• Se você fizer parte de uma organização grande, com diversos locais de trabalho, considere a possibilidade de preencher este questionário separadamente, para cada um dos diferentes locais, ou selecione um local de trabalho específico de maior interesse. Um local de trabalho é um prédio, uma unidade de negócios ou local único onde se realiza o trabalho. Um local de trabalho pode incluir um campus com diversos prédios próximos (que possibilite deslocamentos a pé entre eles) e definidos como parte da organização. Por exemplo, uma empresa de logística deve considerar uma única loja de varejo, um centro de distribuição ou complexo de escritórios como locais de trabalho separados, a menos que estejam localizados bem próximos uns dos outros. Ao preencher o questionário separadamente, para cada local de trabalho, você poderá identificar os pontos fortes e fracos dos diferentes locais de trabalho que fazem parte de sua organização.

• Após completar o questionário HSC e totalizar os pontos de suas respostas, você poderá comparar sua pontuação com a de funcionários que participaram do estudo de validação. O Relatório de Benchmarking do Estudo de Validação resume a pontuação individual e total dos temas avaliados em uma amostra de conveniência coletada em 93 locais de trabalho, em diferentes locais dos Estados Unidos. Para obter uma amostra do relatório de benchmarking individualizado, recebido pelos funcionários que participaram do estudo de validação, acesse http://www.sph.emory.edu/ihps/projects.php#7

Este benchmark não deve ser interpretado como a pontuação recomendada. Ele serve apenas de referência para comparar o posicionamento do seu local de trabalho em relação a uma pequena amostra de outros locais de trabalho.

Pontuando o seu Questionário

O sistema de pontuação do Health ScoreCard foi desenvolvido para refletir o impacto relativo de estratégias de promoção da saúde comprovadas. Atribuiu-se um valor entre 1 e 3 pontos (em que 1=bom, 2=muito bom e 3=ótimo) para cada item do questionário HSC. Este valor em pontos reflete o nível de impacto que a estratégia tem sobre os resultados ou comportamentos de saúde desejados, e o peso da evidência científica que dá suporte a esse impacto. Por exemplo, materiais de conscientização como folhetos (1 ponto) têm efeito menor na saúde do funcionário do que programas de autogerenciamento ou aconselhamento sobre estilo de vida (3 pontos). Para as referências/ocorrências utilizadas como evidência para designar a pontuação para cada um dos itens do HSC, ver The CDC Worksite Health ScoreCard Scoring Methodology: Evidence and Impact Ratings and Supporting Citations.

O questionário HSC abaixo mostra o valor, em pontos, determinado para cada estratégia. Ao computar o total de pontos do HSC, você poderá computar a pontuação de duas formas: os pontos totais do HSC e os pontos individuais para cada uma das seções-tema.

• Para calcular a pontuação total do HSC, some o valor de todos os pontos das perguntas que você respondeu SIM.

• Para calcular a pontuação de seções-tema individuais, some o valor de todos os pontos das perguntas que você respondeu SIM em cada uma das seções específicas (p.ex., suporte organizacional).

• Perguntas não respondidas são consideradas como ‘não’, independentemente da estratégia ser ou não aplicável ao seu local de trabalho. Você receberá 0 (zero) pontos para as perguntas não respondidas. Assim, ao analisar sua pontuação total no HSC e a pontuação de seções individuais, considere que sua pontuação pode ter sido menor do que o esperado, devido às perguntas que não eram aplicáveis ao seu local de trabalho.

 

INFORMAÇÕES PESSOAIS OPCIONAIS

Esta seção do questionário pode ser utilizada para obter informações demográficas sobre a população do local de trabalho. Por favor, preencha a seção de informações se você estiver preenchendo este questionário para uma secretaria ou departamento estadual de saúde ou se estiver trabalhando com outros parceiros. Se quiser pular esta seção, passe para próxima pagina para iniciar o HSC.

 

* Preenchimento Obrigatório
Atenção: nos campos marcados com 'Visível ao público' não devem ser colocados dados de sua intimidade e privacidade.
Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário.
  1. INFORMACÕES DE CONTATO 
 
 
 
 
DDD + 9 dígitos
 
  2. CARACTERÍSTICAS DOS FUNCIONÁRIOS 
 
  2b. Sexo 
 
 
  2c. Faixa etária 
 
 
 
 
 
  2d. Média de idade 
 
  2e. Cor ou raça 
 
 
 
 
 
 
  2f. Situação empregatícia 
 
 
 
  2g. Tipo de trabalho 
 
 
  2h. Nível educacional 
 
 
 
 
 
  3. ORGANIZAÇÃO 
 3. Tipo de organização em que você trabalha:
Com fins lucrativos
Sem fins lucrativos/governo
Sem fins lucrativos/outro
 4. Atividade econômica em que a sua organização está inserida:
Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura
Indústrias Extrativistas
Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas
Transporte, Armazenagem e Correio
Alojamento e Alimentação
Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas
Outras Atividades de Serviços
Saúde Humana e Serviços Sociais
Atividades Imobiliárias
Informação e Comunicação
Educação
Indústrias de Transformação
Atividades Administrativas e Serviços Complementares
Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação
Artes, Cultura, Esporte e Recreação
Eletricidade e Gás
Serviços Domésticos
Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais
Administração Pública, Defesa e Seguridade Social
Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços Relacionados
Construção
 5. Os funcionários são cobertos por planos de saúde?
Sim
Não
 6. Elementos dos programas de promoção da saúde no local de trabalho oferecidos por sua organização:
(marcar todos que se aplicam ao seu caso)
Educação em saúde (p.ex., aulas de mudança comportamental e desenvolvimento de habilidades; cartazes e folhetos de conscientização)
Serviços relacionados aos empregados (p.ex., encaminhamento para programas de assistência aos empregados (PAE))
Ambiente social e físico de apoio à melhoria da saúde (p.ex., políticas de ambientes livres de tabaco, subsídio à inscrição em academias de ginástica)
Integração da promoção da saúde na cultura da sua organização (p.ex., promoção da saúde como parte da missão da empresa)
Rastreamento de funcionários com tratamento e seguimento adequados (p.ex., avaliação de fatores de risco (AFRs) e rastreamentos biométricos)
Avançar
Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário.
Página 1 de 2
Logotipo FormSus