layoutLogotipo - FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS À ASSISTÊNCIA PARA HOSPITAIS DE CAMPANHA
layout
 FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS À ASSISTÊNCIA PARA HOSPITAIS DE CAMPANHAFormulário | Resultado | Busca Ficha | Altera Ficha |  Imprimir Formulário

FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS À ASSISTÊNCIA AO SNVS PARA HOSPITAIS DE CAMPANHA E DEMAIS ESTRUTURAS PROVISÓRIAS - COVID- 19


A construção e funcionamento dos Hospitais de Campanha e outras estruturas provisórias de caráter emergencial para atendimento a pacientes durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19 envolve uma série de adaptações e ações extraordinárias, que se não forem geridas adequadamente, podem aumentar os riscos de eventos danosos para os pacientes e trabalhadores. 


Considerando que o número de pacientes que podem sofrer danos ao receber assistência à saúde pode ser maior nessas estruturas provisórias, em relação ao número de eventos estimados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para hospitais em situações ordinárias.

Considerando o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), as normativas e as orientações sanitárias que visam à segurança do paciente, a Anvisa recomenda que os hospitais de campanha e demais estruturas provisórias implementem as diretrizes de segurança do paciente. 

 A Nota técnica GVIMS / GGTES / Anvisa Nº 08/2020 contém orientações gerais para implantação das práticas de segurança do paciente nesses hospitais de campanha e estruturas provisórias destinadas a atender pacientes acometidos pela COVID-19 em seus diversos níveis de complexidade ou pacientes com outras patologias, que possam ser destacados para essas unidades. 

Os eventos adversos, bem como os surtos infecciosos devem ser monitorados nesses locais, a fim de que os pacientes recebam cuidado qualificado pela equipe assistencial. Para isso, a GVIMS / GGTES / Anvisa elaborou um instrumento simplificado para notificação dos eventos adversos graves e aqueles que resultaram em óbito, bem como os never events / eventos sentinela e prováveis surtos, que deve ser preenchido pelos hospitais de campanha e demais estruturas provisórias, na ocorrência desses agravos.  

  

Quem deve notificar? 

Equipes de segurança do paciente dos hospitais de campanha e demais estruturas provisórias para atendimento a pacientes. 

 

O que notificar? 

  Todos os eventos adversos graves, incluindo never events(eventos sentinela / catastrófico), os óbitos decorrentes de eventos adversos e os possíveis surtos infecciosos ocorridos nos hospitais de campanha e demais estruturas provisórias para atendimento aos pacientes.  

 

Quando notificar? 

 Até 72h após a ocorrência do evento adverso 

 

Como notificar? 

1. O responsável pelo preenchimento do formulário deve preencher os campos e clicar no botão GRAVAR, no final da página, respeitando as indicações de campos obrigatórios (*), para que os dados possam ser inseridos no banco de dados nacional.  
 
2. Após esse procedimento será gerado um número de PROTOCOLO que deve ser guardado pelo serviço de saúde, pois somente por meio desse número será possível fazer alguma alteração futura nessa notificação (por exemplo, informar novos casos de IRAS ocorridos no mês de vigilância ou marcadores de resistência após o envio dos dados). 
 
3. Orientamos que o serviço faça a impressão dessa notificação (onde consta o número do PROTOCOLO) para o controle do envio das informações.
 

Obs.: Não é necessário o envio deste formulário por e-mail ou pelo correio.

  


Surtoaumento estatístico significativo de um determinado evento adverso, acima dos valores máximos esperados ou do limite superior endêmico, ou quando há a confirmação da ocorrência de um caso ou agregado de casos de infecção ou colonização por microrganismo que não havia sido anteriormente isolado no serviço de saúde.


 

Evento adverso:incidente que resulta em dano à saúde.

 

Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde - GVIMS

Gerência de Tecnologia em Serviços de Saúde - GGTES
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
gvims@anvisa.gov.br
* Preenchimento Obrigatório
Atenção: nos campos marcados com 'Visível ao público' não devem ser colocados dados de sua intimidade e privacidade.
Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário.
  Dados do Notificador 
 Nome completo do responsável pela notificação: *
Informar o nome completo do profissional responsável pela notificação
 E-mail para contato: *
Informar o e-mail de contato do serviço. Ex.: ccih@provedor.com.br
 Estado: *
 Endereço completo: *
 CEP : *
Informar o CEP do serviço de saúde
 Qual a vinculação do Hospital de Campanha: *
Secretaria Estadual de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Ministério da Saúde – Governo Federal
Outro
 EVENTOS A SEREM NOTIFICADOS: *
EVENTO ADVERSO
PROVÁVEL SURTO INFECCIOSO
Gravar Gravar
Atenção: Ao gravar aguarde a tela de confirmação. Somente se aparecer a mensagem de confirmação seus dados terão sido gravados.
Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário.
Página 1 de 1
Logotipo FormSus