Companheiras e companheiros,
Como é do conhecimento das pessoas integrantes da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), especialmente as que participam dos GTs Químicos e de Combate ao Racismo Ambiental, estamos realizando um levantamento para a organização do Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e Saúde no Brasil - projeto em execução pela Fase e Fiocruz, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.
O objetivo deste formulário é recolher denúncias variadas, envolvendo injustiças ambientais e riscos para a saúde, se possível antes mesmo que o problema se torne uma ameaça real para as populações envolvidas. Além de disponibilizar essa informação para o Ministério e para as pessoas que têm o dever institucional de evitar que o problema se agrave, estaremos igualmente socializando a questão entre as entidades da sociedade civil, possibilitando o monitoramento e a cobrança das ações governamentais a respeito. Esses dados serão também utilizados para a organização das conferências locais e para a preparação da Conferência Nacional de Saúde e Meio Ambiente, prevista para outubro de 2009.
Embora o projeto e o próprio formulário tenham como origem entidades ligadas à RBJA, ambos estão democraticamente abertos ao público em geral e, principalmente, a entidades parceiras, a redes e a listas que se preocupam, como nós, com a justiça ambiental e com a construção da democracia e da cidadania. O que pedimos a você é que contribua, preenchendo este questionário e nos informando dos principais problemas referentes a injustiça (incluindo racismo) ambiental e saúde, no seu estado. Por favor, preencha uma ficha para cada caso que quiser informar. Ao final, no momento de gravar, a opção de abrir uma nova ficha lhe será oferecida, automaticamente. Em poucos minutos, você realizará uma ação política que contribuirá para uma causa justa e compensadora. Esperamos contar com o seu apoio.
Tania Pacheco.
| * Preenchimento Obrigatório | | Atenção: nos campos marcados com 'Visível ao público' não devem ser colocados dados de sua intimidade e privacidade. | Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário. | |
|